Quando devemos profissionalizar a gestão de uma empresa?

Quando devemos profissionalizar a gestão de uma empresa?

Constantemente encontramos empresas que necessitam de profissionalização, porém quase sempre elas estão enfrentando situações difíceis, e os seus gestores apresentam uma grande resistência em mudar, pois não conseguem com facilidade, romper com o passado em que obtiveram grandes êxitos, sem contar muitas vezes, com nenhuma técnica de gestão profissional. Dizem constantemente "que sempre fizeram desta forma" e não entendem porque mudar, entretanto eles se sentem "patinando" na evolução dos negócios atuais, porque será que isso ocorre?

Geralmente essas empresas estão passando por um momento que é chamado pelos especialistas de curva de inflexão, onde ocorre em média entre o 10º e 15º ano de vida da empresa, conforme exemplificado abaixo:

Faturamento x Período

O período destacado em vermelho é o momento quando a empresa começa a apresentar início de estagnação e queda em seu faturamento / volume de vendas; este período é uma média do que ocorre com algumas empresas que atuam no mercado atualmente, podendo ser antecipado ou postergado, dependendo do segmento de atuação, momento econômico ou outras variáveis que possam mudar esse período.

Caso não haja nenhum tipo de ação de profissionalização/estruturação da empresa antecipando a fase de estagnação e declínio citada, podemos afirmar que todas as empresas sem exceção passarão por esse momento. Se a empresa se profissionalizar/estruturar, ela criará uma nova curva de inflexão, postergando a fase de estagnação e declínio, tornando assim, esse processo cíclico.

Como identificar os sintomas do que a empresa está fazendo de errado, antes de necessitar chegar ao ponto de inflexão, para descobrir dificuldades em sua gestão?

Abaixo estão listados alguns sintomas que podem identificar o momento ideal para iniciar um processo de profissionalização da empresa:

Crescimento rápido;
Centralização da informação na cabeça dos Sócios da empresa;
Dificuldades na administração da empresa, excesso de volume de trabalho e dificuldades em controlar as finanças;
Aumento nas reclamações dos clientes sobre entrega, tempo de resposta e etc.;
Envelhecimento dos Sócios da empresa, sem processo sucessório estabelecido adequadamente.

Quanto antes for identificado o momento de estruturação da empresa, o mais rápido a mesma poderá ter uma mudança em seu cenário futuro, gerando como resultado melhorias na gestão, nos processos, na rentabilidade e no planejamento da empresa.

O processo para alcançar esses objetivos é bem simples, primeiro deve-se diagnosticar o momento em que a empresa se encontra; em seguida estabelecer as sugestões de melhoria nos processos, na gestão e etc.; depois priorizar e definir quais destas atividades serão estruturadas; e finalmente e mais importante, implantar e acompanhar estas atividades conforme priorizadas.

Todas essas ações requerem acima de tudo, quebra de paradigmas dos Sócios, só assim será possível abrir caminhos para que a empresa se mantenha lucrativa e próspera, bem longe da temida curva de inflexão. Que tal começar agora?

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