PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Planejamento estratégico

O que é Planejamento Estratégico?

O planejamento estratégico funciona como um GPS, que aponta o melhor caminho para alcançar um destino. Em outras palavras, a empresa reconhece a situação atual e faz uma projeção de futuro, isto é, como ela deseja estar daqui a alguns anos.

Logo, o planejamento requer, em primeiro lugar, a definição de uma visão de futuro. Se você não sabe para onde quer ir, fica difícil estabelecer uma rota. A partir do destino desejado, monta-se o caminho que deverá ser seguido. Se no meio do caminho alguma rua estiver interditada, será preciso ajustar a rota.

Nossa Solução

1. Resumir o propósito da organização

O propósito é aquilo que a empresa deseja alcançar ou atingir. O planejamento estratégico proporciona uma análise sobre o presente e reflete sobre como as ações feitas hoje impactam no futuro. Por isso dizemos que o planejamento resume o propósito da organização e possibilita uma leitura comum da empresa. Isso é muito positivo em termos de assertividade e alinhamento entre todos os envolvidos na estratégia.

 

2. Facilitar o entendimento da estratégia

Uma boa estratégia precisa ser simples e factível. Com um planejamento estratégico bem estruturado, é possível aumentar a compreensão dos colaboradores sobre a estratégia da empresa. Isso porque o planejamento envolve todo um processo de integração e discussão da estratégia em grupos de trabalho. Dessa forma, as pessoas participam e se engajam mais. Uma boa maneira de facilitar o entendimento da estratégia é dividi-la em grandes temas, como Internacionalização ou Expansão Geográfica, por exemplo.

 

3. Detalhar a execução da estratégia

O planejamento estratégico divide a estratégia em objetivos, indicadores e iniciativas estratégicas. Esse exercício de detalhamento torna o planejamento executável, pois pega um grande tema abstrato e o transforma em uma ação prática. Um planejamento desdobrado em partes menores deixa de ser um bicho de sete cabeças e traz as ações para o dia a dia da empresa. Torná-lo abstrato ajuda muito as pessoas na compreensão do futuro da empresa, como persegui-lo, como chegar lá. O plano de execução torna a estratégia mais compreensível.

 

4. Motivar as pessoas na busca pela visão de futuro

As pessoas fazem parte de todas as etapas de um planejamento estratégico. Por isso, elas precisam estar motivadas e acreditar no potencial da estratégia. Nesse sentido, a contribuição do planejamento estratégico gira em torno de trazer visibilidade para as principais informações acerca da estratégia. Se as pessoas compreenderem o papel delas no futuro da empresa, elas se sentirão mais motivadas a perseguir as metas.

5. Estabelecer governança de execução da estratégia

Também é função do planejamento estratégico definir uma governança de execução para a estratégia. Isso significa criar políticas e regras que garantam que as pessoas ajam em função do interesse coletivo (da empresa) em vez de seus próprios interesses. A governança de execução da estratégia estabelece processos e responsabilidades e fornece mais controle sobre o andamento do planejamento.

 

6. Prever um modelo de execução flexível

Uma das características de um bom planejamento estratégico é a sua flexibilidade. Flexibilidade é a capacidade do planejamento se adaptar às mudanças. É diferente de volatilidade, que caracteriza um planejamento que muda com facilidade, pois não consegue se sustentar. A flexibilidade é essencial para a execução da estratégia, pois existem variáveis que não podem ser previstas. As variáveis de mercado, por exemplo, se enquadram bem nessa definição.

 

7. Separar a estratégia da operação

É claro que a estratégia e a operação estão interligadas. Contudo, existem momentos em que elas precisam ser separadas. Um desses momentos é durante o planejamento estratégico. Sem essa separação pode ser que a operação acabe consumido todo o tempo que deveria ser dedicado à estratégia. O segredo aqui é equilíbrio. Então, mantenha um olho no peixe e outro no gato!

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